DestaquesGeralInternacional

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Milagre foi atrelado à beatificação de Carlo Acutis, em 2020

Monique Faria

Carlo Acutis, o ‘padroeiro virtual’, nasceu em 1991 e faleceu aos 15 anos, vítima de uma leucemia. Durante sua passagem pelo mundo, ele se dedicou a divulgar os ensinamentos do catolicismo na internet. Acutis será canonizado pela Igreja Católica neste domingo (7), tornando-se o primeiro santo millennial.

Antes de canonizado, o jovem milagreiro foi beatificado pela Igreja, em 2020. O milagre reconhecido pela instituição e atrelado à beatificação de Acutis foi registrado em capela de .

Matheus Lins Vianna foi diagnosticado, em seu nascimento, com uma condição rara chamada pâncreas anular. Devido a isso, ele tinha dificuldades de se alimentar sem vomitar. A situação acarretava desnutrição, anemia e constantes infecções ao menino, que precisava ir frequentemente ao hospital.

A avó de Matheus, Solange Maria do Prado Lins Vianna, recorda que ele chegava a tomar soro uma vez por semana. “Chegávamos a ir mais de uma vez por semana. Ele vivia internado para tomar soro”, conta.

O menino aguardava uma possível cirurgia para a sua condição, mas a fé foi essencial para sua cura. Luciana, a mãe de Matheus, frequentava a Paróquia São Sebastião, onde o pároco padre Marcelo se dedicava a divulgar a história de Acutis. Assim, não pensou duas vezes antes de pedir a intercessão do jovem italiano para a cura de seu filho.

Matheus tocou relíquia de jovem e pediu por cura

Em 2013, com quatro anos na época, Matheus Vianna tocou a relíquia de Carlo Acutis durante uma missa na Paróquia. Ao tocá-la, pediu para parar de vomitar. Na mesma noite, o menino pediu para os familiares que preparassem um prato completo, com arroz, , bife e batata frita, surpreendendo todos ao comer toda a comida, e o principal: não vomitando posteriormente.

Após o ocorrido, o garoto passou por uma série de exames que comprovaram o  da condição que afetava seu pâncreas, sem que precisasse se submeter a uma cirurgia.

O caso foi analisado pela Igreja Católica e reconhecido oficialmente, permitindo a beatificação de Carlo Acutis, oficializada em 2020.

“Todos os dias eu agradeço a Deus e ao Carlo pela imensa graça”, afirma a avó materna de Matheus. “Mas tive o cuidado de manter minha humildade diante do milagre. Essa é uma experiência que mostra ao mundo que é possível viver a santidade nos tempos atuais”, afirma.

Como está o jovem hoje em dia

Atualmente, Matheus Vianna tem 15 anos, vive rotina discreta e acolhedora sob os cuidados da avó, que assumiu sua guarda legal após o falecimento da mãe. Diagnosticado com autismo, o adolescente é reservado e seletivo com relação a toques e olhares, preferindo manter-se afastado da exposição pública.

A família reforça que as interações com o jovem devem ser feitas no seu próprio tempo e mediante sua permissão. “Ele não gosta de ser tocado ou exposto sem vontade”, explica Solange. “Se ele disser não, é não. E está tudo bem assim.”

Com a canonização de Carlo Acutis marcada para este domingo, a expectativa da família é grande. “Estaremos todos reunidos. A família está maravilhada, muito feliz. Esperamos por esse momento com o coração cheio de fé. E a data escolhida, 7 de setembro, tem ainda mais significado, por ser o dia da nossa pátria. Será uma celebração dupla”, afirma Solange.

Chica Morais, coordenadora na Canonização, Solange, Matheus e Ângelo, em foto rara no quintal de casa. (Foto: Gabriel Alencar)

midiamax

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo