AgronegóciosCidadesDestaquesGeralMato Grosso do SulMeio Ambiente

Ciclone extratropical no Sul do país propiciará mais chuva e ventos intensos em MS

As rajadas de ventos mais intensas serão registradas na terça-feira (9)

Jennifer Ribeiro

 está sob influência de um ciclone extratropical que se forma no Sul do país. Conforme o Climatempo, as rajadas de ventos mais intensas serão registradas na terça-feira (9), mas, até quinta (11), haverá chuvas, raios e possibilidade de queda de granizo.

Além de Mato Grosso do Sul, o fenômeno, associado a uma frente fria, atinge outros estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. As condições devem mudar na sexta (12), com o afastamento do ciclone.

O cenário meteorológico se desenvolve no  e em países vizinhos ( e Argentina), espalhando instabilidades pelo país.

Atuação do fenômeno

A intensificação da baixa pressão entre o sul do Paraguai, nordeste da Argentina e Rio Grande do Sul acontecerá na noite desta segunda. Na madrugada de terça, o ciclone se organizará completamente e deslocará seu centro para o Oeste do Rio Grande do Sul.

Ao longo de terça-feira, o fenômeno avançará de oeste para leste, passando pelo estado e alcançando a região de  durante a noite. Já na quarta-feira (10), o ciclone alcançará o mar no litoral sul e iniciará seu afastamento lentamente, finalizando suas ações na quinta-feira (11).

Ou seja: o ciclone não atuará diretamente sobre Mato Grosso do Sul, mas o estado, como vários outros, sentirá os efeitos indiretos do fenômeno, incluindo: chuva forte em pouco tempo, raios, rajadas agressivas de vento, queda de granizo, e queda acentuada de pressão que podem favorecer tornados.

(Helder Carvalho, Midiamax)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo