Chapadão do SulDestaques

Alunos da Escola Pedra Branca entregam Emenda Impositiva Cidadã na Câmara Municipal

Adejair

Na manhã do dia 08 de setembro de 2025, os alunos do 4º e 5º ano da escola da municipal da Pedra Branca de Chapadão do Sul participou de um momento cívico e educativo muito especial: a entrega oficial da Emenda Impositiva Cidadã ao presidente da Câmara Municipal de Chapadão do Sul, vereador Mika.

A proposta foi construída durante o 2º bimestre como parte do Projeto Cidadão organizado pela professora Alenice Rocho dos Santos, com apoio da Coordenação e direção escolar. O projeto envolveu visitas aos Três Poderes e Reflexões sobre a função social da política.

Desde o início do projeto, em abril de 2025, os alunos foram acolhidos com muito respeito e atenção pelo vereador Marcel D’Angelis, que abriu as portas da Câmara Municipal recepcionou as crianças durante a primeira visita técnica.

Esse acolhimento foi fundamental para os alunos compreenderem o papel do legislativo e se sentissem motivados a elaborar sua própria proposta.

A entrega oficial ocorreu no plenário da Câmara, com a presença de professores e representantes do legislativo.

O aluno Davi, do 4º ano, foi o responsável por, entregar em mãos o documento ao presidente Mika, representando os colegas com muita responsabilidade e orgulho.

“A gente pensou em tudo com a professora. Foi legal escrever a emenda, e hoje fiquei feliz de entregar nas mãos do presidente. A gente quer uma escola melhor para todo mundo.”-Davi, 4º ano.

Além do ato simbólico, os estudantes aproveitaram para conhecer novamente o espaço legislativo e vivenciar, na prática, a cidadania ativa.

O documento entregue propõe melhorias para a própria escola, incluindo, biblioteca, sala de leitura e espaço de descanso para os motoristas do Transporte escolar rural — profissionais essenciais para a frequência dos alunos da zona rural.

“A gente estudou bastante para entender o que era uma emenda. E escrever, juntos, a nossa foi muito legal! A gente aprendeu que criança também pode, participar e propor mudanças boas para a escola.”-Gabriela, 5º ano.

A visita reforça a importância de projetos que aproximam os alunos da política, de forma consciente, participativa e transformadora.

ocorreionews

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo