Temperatura vai cair: frente fria se aproxima e MS permanece com alerta para baixa umidade do ar
Umidade relativa do ar está entre 15% e 30% nas cidades do Estado

A frente fria que avança do Rio Grande do Sul e chega a Mato Grosso do Sul ainda nesta quarta-feira (16) traz queda brusca nas mínimas registradas no Estado e, apesar das temperaturas mais baixas, o tempo continua seco e com alerta de perigo, devido à baixa umidade relativa do ar.
Os alertas divulgados pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) seguem vigentes. O último aviso emitido sobre a umidade do ar permanece até as 19 horas de hoje e pode ser renovado, já que há poucas chances de chuva nos próximos dias.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a umidade relativa do ar varia entre 15% e 30% em Mato Grosso do Sul, e esta situação ocorre devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas.
Sendo assim, o Inmet mantém o alerta de perigo em 58 cidades do Estado e destaca riscos à saúde, considerando que o índice ideal de umidade do ar para os seres humanos é de 60%.
Contudo, seguem também as orientações em relação à saúde. Para superar a baixa umidade, é necessário manter a hidratação, evitar atividades físicas e exposições ao sol em períodos mais quentes, além de fazer uso de umidificadores de ar. O aviso do Inmet também reforça riscos de incêndios florestais.
Em relação ao declínio de temperatura, o aviso indica queda de 3°C a 5°C nas mínimas registradas em Mato Grosso do Sul. Por conta disso, fica também a orientação para que a população se agasalhe bem e evite exposições desnecessárias ao tempo.