CidadesCosta RicaDestaques
Tendência

Conviver: um refúgio de união, alegria e dignidade para os Idosos de Costa Rica

O Centro de Convivência do Idoso – Conviver, se destaca como um importante espaço dedicado ao envelhecimento saudável e à promoção da sociabilidade entre os idosos da cidade de Costa Rica/MS. Com uma proposta de acolhimento e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o Conviver oferece uma variedade de atividades gratuitas que visam resgatar a dignidade e o protagonismo dos idosos na sociedade.

Administrado pelo poder público municipal e vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Conviver tem atraído, atualmente, cerca de 250 idosos que participam ativamente de suas propostas. O centro não apenas proporciona um ambiente de interação, mas também promove diversas atividades socioeducativas, intergeracionais e de lazer.

Entre as atividades oferecidas, destacam-se aulas de ginástica, hidroginástica, jogos recreativos, dança de salão e cursos de bordados em vagonite. As aulas de bordado ocorrem três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 17h, enquanto as aulas de dança são realizadas duas vezes por semana, das 16h às 17h. Além disso, o tradicional “Baile da Melhor Idade” acontece às quintas-feiras (alternadas) das 18h às 22h e domingos, das 14h às 18h, reunindo idosos ao som de artistas locais.

Outros benefícios que também podem ser destacados são: a quebra do preconceito com o processo de envelhecimento, a troca de experiências dos mais maduros com os mais jovens, o fortalecimento de laços afetivos e a transferência de cultura e valores, favorecendo assim, a construção de uma sociedade mais respeitosa e tolerante.

A coordenadora do Conviver, Sônia Ferraz, destaca a importância de um planejamento coletivo nas atividades, onde usuários e profissionais colaboram para a construção do cronograma. “Buscamos sempre envolver os idosos neste processo, respeitando suas vontades e promovendo a participação social”, afirma Sônia.

O espaço também promove um Café da Manhã mensal em homenagem aos aniversariantes do período, fortalecendo os laços de amizade e convívio entre os participantes. O secretário de Assistência Social, Antônio Divino Félix Rodrigues, reforça que “resgatar a dignidade do idoso é uma prioridade da atual gestão”, refletindo um compromisso com a inclusão e valorização deste público.

O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, elogia o trabalho desenvolvido pelo Conviver, reconhecendo a importância de espaços que promovam a autonomia e a qualidade de vida dos idosos. “Estamos aqui para apoiar e valorizar nossos cidadãos mais experientes, garantindo que tenham acesso a atividades que promovam saúde e bem-estar”, ressalta o prefeito.

Não apenas um centro de atividades, o Conviver também realiza o concurso Miss e Mister Terceira Idade, a Festa Junina com trajes, comidas típicas e participação do Grupo de Danças e um dos maiores encontros regionais. Participa ativamente de encontros regionais em outros municípios e jogos, fortalecendo ainda mais os vínculos sociais e a amizade entre os idosos da região. O sucesso do projeto é um exemplo de como políticas públicas podem fazer a diferença na vida dos cidadãos, garantindo um envelhecimento ativo e feliz.

O Conviver, se estabelece como um pilar fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde os idosos podem se sentir valorizados e protagonistas de suas histórias.

Fonte:ASSECOM / PMCR
Autor:Silvestre de Castro – Jornalista e Radialista

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo