AgronegóciosDestaques

Termômetros despencam e MS registra primeiras manhãs geladas do ano

Camapuã, Costa Rica e Alcinópolis enfrentam mínimas acentuadas; calor retorna na segunda

A primeira onda de frio de 2025 chegou com força ao Mato Grosso do Sul. Com a aproximação do inverno, diversas cidades do estado amanheceram nesta quinta-feira (29) com temperaturas de um dígito. A mínima registrada no estado foi de 2 °C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O frio atingiu principalmente as regiões do norte e nordeste do estado. Em Camapuã, os termômetros marcaram 5 °C. Costa Rica registrou mínima de 4 °C, e Alcinópolis, 6 °C. Chapadão do Sul, mesmo não incluída no alerta de declínio de temperatura, apresentou 7 °C ao amanhecer.

O alerta laranja emitido pelo Inmet abrange praticamente todos os municípios de Mato Grosso do Sul, com exceção de quatro localidades, entre elas Chapadão do Sul. O fenômeno climático provoca uma queda acentuada de temperatura em até 24 horas e deve se manter até o próximo domingo (1º).

A partir de segunda-feira (2), as temperaturas voltam a subir. As previsões indicam máximas de 30 °C em várias regiões, com o retorno do tempo seco e ensolarado típico da transição para o inverno.

O Inmet recomenda à população cuidados durante o período, como o uso de agasalhos, hidratação constante, atenção à saúde da pele e consumo adequado de alimentos. Também orienta a evitar banhos muito quentes e ambientes com pouca ventilação.

O fenômeno é resultado da chegada de uma massa de ar frio de origem polar, que se deslocou rapidamente pelo interior do país, alterando as condições meteorológicas em toda a região central brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo