Câmara de Costa Rica aprova projeto que une qualificação profissional e conscientização ambiental para jovens
Oficina das Oportunidades atende estudantes de 14 a 18 anos com formação prática e auxílio financeiro

A Câmara de Vereadores de Costa Rica aprovou, na manhã desta segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 1.571, que cria o Projeto Oficina das Oportunidades. A proposta, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, oferece formação profissional a jovens de 14 a 18 anos por meio da atividade de artesão aprendiz, utilizando resíduos e sobras de madeira como insumo para a produção.
O projeto visa capacitar os jovens para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental por meio do reaproveitamento de materiais. Os participantes deverão estar regularmente matriculados em escolas do município e terão uma jornada de 4 a 8 horas diárias.
A nova lei autoriza a Prefeitura a adquirir os equipamentos necessários e a contratar um profissional artesão que atuará como instrutor. Os jovens selecionados receberão um auxílio financeiro mensal, como forma de incentivo à participação e à continuidade no programa.
A vereadora professora Evair comemorou a aprovação da iniciativa. “O Projeto Oficina das Oportunidades é uma chance valiosa para que os jovens desenvolvam habilidades práticas e teóricas, essenciais para ingressarem no mercado de trabalho, além de proporcionar uma remuneração que os afasta das ruas”, afirmou.
A aprovação do projeto representa um marco no fortalecimento das políticas públicas de inclusão social e desenvolvimento sustentável em Costa Rica, ao combinar educação profissional, geração de renda e preservação ambiental.