La Espriella é eleito presidente e marca retorno da direita na Colômbia
Advogado derrotou o candidato governista no segundo turno e sucederá Gustavo Petro na Presidência do país

O advogado e empresário Abelardo de la Espriella venceu neste domingo (21) o segundo turno das eleições presidenciais da Colômbia e será o sucessor de Gustavo Petro. A vitória representa uma mudança significativa no cenário político do país, após quatro anos de governo da esquerda.
Segundo os números mais recentes do chamado “preconteo”, De la Espriella, candidato de extrema direita, derrotou o senador Iván Cepeda, aliado de Petro, por uma diferença inferior a 250 mil votos.
Abelardo de la Espriella recebeu 49,65% dos votos, contra 48,71% dos votos do esquerdista Iván Cepeda, apoiado pelo atual presidente Gustavo Petro.
Dados do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) apontam que cerca de 26 milhões de colombianos participaram da votação, o equivalente a aproximadamente 63,5% do eleitorado. Ao todo, quase 40 milhões de pessoas estavam aptas a votar. Os votos em branco somaram pouco mais de 426 mil.
Aos 47 anos, De la Espriella nunca ocupou um cargo eletivo. Conhecido por posições conservadoras e pelo discurso firme contra a criminalidade, ele construiu notoriedade nacional como advogado e comentarista político.
Após a divulgação do resultado, o presidente Gustavo Petro afirmou que pretende contestar a eleição. Segundo ele, existem “muitas irregularidades” no processo e parte das mesas eleitorais deverá ser impugnada.
“Ninguém pode ser declarado presidente enquanto não forem resolvidas todas as denúncias”, afirmou o chefe de Estado.
A contestação abre um novo capítulo no processo eleitoral colombiano e pode prolongar o clima de tensão política no país nos próximos dias.


