AgronegóciosCidadesDestaquesEconomiaGeral

Parceria entre Governo e Sebrae fortalece planejamento estratégico e impulsiona desenvolvimento de Camapuã

por Marcelo Armôa, Assessoria de Comunicação da Semadesc

Camapuã deu um passo estratégico rumo ao desenvolvimento econômico e social com o lançamento do Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM). A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e Prefeitura de Camapuã.

O lançamento do plano ocorreu na segunda-feira (9), no Espaço da Associação dos Criadores de Camapuã (Acricam), e reuniu lideranças políticas, representantes de instituições, produtores rurais, empreendedores e membros da sociedade civil. O PDM passa a ser o principal instrumento de planejamento do município para os próximos anos, orientando ações voltadas ao fortalecimento da gestão pública, da governança e das vocações econômicas locais.

A atuação do Governo do Estado, por meio da Semadesc, é fundamental para garantir apoio técnico, integração de políticas públicas e alinhamento do planejamento municipal às estratégias de desenvolvimento regional. Representando a secretaria, o analista da Coordenadoria de Competitividade Empresarial, Vagner Alexandre Teixeira, destacou que o PDM deixa um legado para Camapuã.

“Esse plano conta com o total apoio do Governo do Estado, que acredita nesse processo de planejamento como ferramenta de transformação. A participação da sociedade é essencial para que o PDM saia do papel e gere resultados concretos. Ele foi construído para o município e para o futuro da população de Camapuã”, afirmou.

O prefeito Manoel Nery ressaltou que o PDM é fruto de uma construção coletiva e representa um marco para o município. Segundo ele, a parceria com o Sebrae e o Governo do Estado fortalece a capacidade de planejamento e garante mais segurança nas decisões que impactam o desenvolvimento local nas próximas décadas.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o envolvimento do Estado amplia o alcance do Programa Cidade Empreendedora e fortalece o desenvolvimento regional. “Pensar o crescimento de Camapuã e dos municípios do entorno é essencial para fortalecer toda a região norte, gerando oportunidades, empregos e qualidade de vida”, destacou.

O Plano de Desenvolvimento Municipal de Camapuã está estruturado em quatro eixos estratégicos: Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo Sustentável; Infraestrutura, Mobilidade e Sustentabilidade Urbana; Educação, Inovação e Capital Humano; e Governança, Gestão Pública e Inclusão Social. Entre as ações previstas estão programas de fortalecimento da agricultura familiar, do artesanato e da gastronomia, com foco na valorização da produção local e no incentivo ao empreendedorismo.

O secretário municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo, Giovani Rocha, reforçou que o planejamento fortalece o agronegócio, que é a base da economia local e impulsiona diretamente o comércio, a geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento sustentável do município.

Com a parceria entre Governo do Estado, Semadesc, Sebrae e Prefeitura, Camapuã avança na construção de um futuro planejado, integrado e alinhado às estratégias estaduais de desenvolvimento econômico e social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo