Guerra ao Mosquito: Mutirão visita quase 1.000 imóveis na Vila Pernambuco e encontra 44 focos de Dengue
Ação realizada no sábado (10) recolheu entulhos e serviu de alerta: 15 proprietários podem ser multados por irregularidades.

MsEspecial
A manhã do último sábado (10) foi de mobilização intensa na Vila Pernambuco, em Cassilândia. Das 6h ao meio-dia, equipes da Prefeitura realizaram um grande Mutirão de Combate à Dengue, com o objetivo de eliminar criadouros do Aedes aegypti antes que a situação epidemiológica se agrave.
Os moradores foram convocados a colocar nas calçadas materiais que acumulam água, como pneus velhos, garrafas e latas. O foco foi estritamente a remoção de potenciais “berçários” do mosquito, não sendo recolhido lixo doméstico comum.
Balanço da Ação
Os números finais do mutirão mostram a dimensão do trabalho, mas também acendem um sinal de alerta para a quantidade de focos ativos encontrados dentro das residências:
-
979 imóveis foram vistoriados/trabalhados;
-
194 depósitos de água parada foram eliminados;
-
44 focos (larvas) do mosquito foram localizados e destruídos;
-
06 depósitos precisaram de tratamento químico;
-
152 imóveis estavam fechados no momento da visita.
Risco de Multa
Apesar do caráter preventivo e educativo, a fiscalização precisou agir com rigor em alguns casos. Segundo o relatório, 15 imóveis foram sinalizados para notificação e podem ser multados devido à gravidade das irregularidades encontradas (sujeira excessiva e focos de dengue).
A Administração Municipal reforça que a batalha contra a dengue é um dever coletivo. Mesmo com o mutirão, a recomendação é que cada morador tire 10 minutos por semana para vistoriar seu quintal, especialmente aqueles cujas casas estavam fechadas durante a ação dos agentes.
Imagem: Divulgação



