Chapadão do SulCidadesDestaques
Tendência

SEGURANÇA nas Escolas – Chapadão do Sul acompanha ações dos governos Federal e Estadual para evitar ataques

A exemplo das demais cidades brasileiras Chapadão do Sul se organiza para acompanhar e implantar medidas do aumento do nível de segurança nas escolas do município

A exemplo das demais cidades brasileiras Chapadão do Sul se organiza para acompanhar e implantar medidas do aumento do nível de segurança nas escolas do município. Na segunda-feira será realizada importante reunião convocada pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores com representantes de escolas, forças de segurança e representantes de entidades. Nesta quinta-feira o secretário de Educação, Guerino Périus, participou de reunião on-line com o Ministro da Educação, Camilo Santana e sua equipe do MEC, Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação dos Presidentes Estaduais) de todos os Estados Brasileiros. A pauta foi a Violência nas Escolas.

No final da manhã Guerino Périus foi entrevistado no Jornal da Cultura e adiantou algumas medidas que o MS já tomou em relação aos aumentos de ameaças de ataques à escolas. Pelo menos  298 educandários estaduais já estão sendo monitorados 24 horas. Todos os demais colégios da rede receberão câmeras até o final de abril. Já as municipais possuem os equipamentos que são acompanhados em tempo real pela diretora de cada estabelecimento. As redes sociais estão sendo monitoradas nos planos Federal, Estadual e Municipal.

Guerino destacou como natural o sentimento de apreensão dos pais, mas salientou a mobilização da sociedade neste momento. Reiterou a necessidade dos responsáveis acompanharem o comportamento dos filhos e revistarem as mochilas. O pânico causado em redes sociais pode – eventualmente – motivar um aluno a ir armado à escola. O objetivo da educação é formar cidadãos dentro dos limites dos colégios. Do lado de foram muitas pessoas estão sendo presas pela produção de fakenews criados para aumentar a sensação de pânicos.

O secretário ponderou que os fakenews não devem ser ignorados, mas checados e levados ao conhecimento das autoridades policias. “As escolas não devem ser fechadas pela ação de psicopatas”, pontuou Guerino Périus. A comunidade escolar está atenta até mesmo durante o trajeto do transporte escolar. Falta ainda aumentar a interligação com as forças de segurança, destacou o secretário. O Programa de Reconhecimento Facial do município permitirá que o pai saiba os movimentos do filho na escola, durante  a merenda e está em licitação para instalação em todas as creches.

O monitoramento nas escolas estaduais serão integradas com as forças de segurança. Este nível será buscado nas municipais.  Guerino lembrou que facas em mochilas eram rotineiras em todas as escolas do Brasil antes mesmo da massificação destes ataques. Neste momento a participação dos pais no monitoramento das mochilas deve ser intensificado porque a segurança começa em casa e os professores não tem autorização legal para revistar os alunos, pontuou o secretário. Segundo ele as escolas de Chapadão do Sul possuem bom ambiente, alimentação de qualidade e excelente quadro pedagógico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo