Alcinópolis será destaque no “programa + Natureza MS” da TV Morena
Alcinópolis faz parte do Projeto “Trilha Rupestre”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, através da agricultura familiar e turismo local
Ontem (27/02) o Prefeito Dalmy Crisóstomo, juntamente do Secretário de Desenvolvimento, Nahur Tito e do Secretário de Educação, Cultura e Desporto, Jesus Aparecido recepcionaram um grupo de pesquisadores e professores da UFMS e MuArq, da cidade de Campo Grande e também a equipe da TV Morena, do programa “Mais Natureza”.
Alcinópolis faz parte do Projeto “Trilha Rupestre”, que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, através da agricultura familiar e turismo local.
As cidades que fazem parte da trilha são Alcinópolis, Rio Verde de MT e Rio Negro, cidades estas que possuem sítios arqueológicos, pinturas rupestres.
A comitiva fez visitações na Gruta do Barro Branco, Gruta do Pitoco, Gruta da Mesa de Pedra e Trilha do Pôr do Sol. As Unidades de Conservação visitadas, contém uma grande quantidade de artes rupestres que retratam como era a vida e o dia a dia dos povos que residiram na região há mais de 10.000 anos.
Esses sítios arqueológicos são um patrimônio histórico e precisam ser protegidos e conservados, para que a história da humanidade não se perca.
O Prefeito Dalmy Crisóstomo é um amante da arqueologia e vem trabalhando, juntamente com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento, para preservar nossos sítios. Prova disso, são as benfeitorias que foram realizadas nos locais, como escadarias e rampas que facilitam o acesso dos visitantes.
O ex-vereador Marcos Antônio “Marcão” Foi contemplado pelo FIC – Fundo de Investimento Cultural – e FCMS – Fundação Cultural de Mato Grosso do Sul com o Projeto do livro “Alcinópolis: Uma Galeria Natural da Arte Rupestre”. Esse projeto tem incentivado Marcão a buscar e mapear novos sítios e grutas arqueológicos. O livro será lançado no mês de outubro/2023, na semana municipal da Arte Rupestre. Marcão está empolgado com seu projeto e se sente lisonjeado, por estar realizando um sonho. Ele é o primeiro cidadão alcinopolense a ter um livro publicado, falando sobre as riquezas rupestres de nosso município. Vale lembrar que existem livros que fala sobre nossa arqueologia, porém os autores não são de Alcinópolis. Para finalizar, Marcão disse que está realizando a Expedição Arqueológica, visando localizar novos sítios e grutas.
Participaram da Trilha Rupestre:
Prefeito: Dalmy Crisóstomo da Silva;
Secretário de Desenvolvimento: Nahur Tito;
Secretário de Educação: Jesus Aparecido;
Diretora de popularização da Ciência/arqueóloga e coordenadora: Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques;
Técnica administrativa da Trilha: Naiade Valenzuela Alcântara;
Coordenadora do Museu de arqueologia/antropóloga/ eixo arqueologia: Laura Roseli Pael Duarte;
Expedição Arqueológica: Marcos Antônio dos Reis “Marcão”;
Condutor de visitantes: Erciliomar Furquim;
Professora engenharia de alimentos/ coordenadora eixo alimentos/ eixo alimentos: Raquel Pires Campos;
Professora visitante química/ eixo química: Érica Luiz dos Santos;
Professora Geologia coordenadora do eixo paleontologia: Sandra Garcia Gabas;
Técnicos da TV Morena: Bruno Batista e Ariovaldo Dantas;
Professora da química Coordenadora do Eixo química: Nídia Cristiane Yoshida;
Professor da História / eixo arqueologia: Carlos Eduardo da Costa Campos;
Professor da Química /Coordenador administrativo: Ivo Leite Filho
Repórter TV Morena: Thainá Oliveira;
Servidor Público: Edilson Cottonet.
Fonte/fotos: Assecom/Prefeitura de Alcinópolis/Simone Nogueira