CamapuãDestaques

Aos 91 e 89 anos, Ivo e Aurora foram coroados rei e rainha

Dupla foi eleita representante da terceira idade do município.

Por Clayton Neves

aCamapuã ganhou dois protagonistas carismáticos neste ano. Aos 91 anos, dona Aurora França e, aos 89, seu Ivo Alves Pereira, o Ivo Bileco, foram rei e rainha da terceira idade do município, em uma eleição feita no grupo de convivência do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da cidade, em um dia repleto de fofura que emocionou quem acompanhou o evento.

Em um vídeo publicado pela Prefeitura da cidade, os dois aparecem dançando e esbanjando vitalidade logo após a coroação. As imagens rodaram na cidade e já foram vistas por mais de 81 mil pessoas.

Seu Ivo vive em Camapuã desde 1964. Viúvo há seis anos, mora com uma das filhas, mas mantém uma rotina independente. Sandra Mara conta que até hoje o pai cuida da pequena chácara e não abre mão do encontro da terceira idade às quintas-feiras. “Não posso marcar nada nesse dia porque é quando ele vai pra lá. Ele adora”, detalha.

Aurora tem 94 anos, teve 12 filhos e já é tataravó. (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo ela, seu Ivo é animado e dança em qualquer lugar onde tenha música. Católico, participa do Terço dos Homens às seis da manhã, todas as sextas-feiras.

A eleição, segundo Sandra, aconteceu até sem que a família soubesse. “Ele não contou para a gente. Quando chegamos a receber as fotos, ele já tinha ganhado. Mas foi uma alegria, todo mundo o parabenizou e ele ficou faceiro demais”, relata.

Já a rainha, dona Aurora, é mãe de 12 filhos, tem netos, bisnetos e até tataranetos. Durante a juventude, ajudou o marido lavrador no campo e hoje mantém rotina ativa no grupo de convivência, que frequenta duas vezes por semana.

Ivo tem 89 anos e faz questão de ser independente. (Foto: Arquivo Pessoal)
Apesar de pequenos esquecimentos, segue lúcida e disposta. “Ela topa tudo, gosta de dançar, brincar e conversar”, conta o filho José França. Segundo ele, no início, a família acreditava que ela iria apenas desfilar, mas, no fim, acabou disputando e levando o título.

O Cras de Camapuã, que Ivo e Aurora frequentam, atende mais de 120 idosos com oficinas semanais de dança, artesanato, jogos e atividades que estimulam convivência e autonomia.

Segundo a coordenadora Eliane Alves de Oliveira, a dança é uma das principais ferramentas para melhorar a autoestima, a socialização e a saúde emocional.

campograndenews

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo