Arauco Inicia Preparativos Para Implantação De Ramal Ferroviário Exclusivo Em Inocência

Por: Assessoria
A Arauco iniciou, na última semana, as ações preparatórias para a construção do ramal ferroviário privado que atenderá com exclusividade a nova fábrica de celulose da empresa em Inocência (MS), parte do Projeto Sucuriú — investimento de US$ 4,6 bilhões que marca a entrada da operação de celulose da companhia no Brasil. O trecho, com 47 quilômetros, ligará diretamente a planta à malha norte da Rumo, permitindo o transporte da produção até o Porto de Santos.
A empresa já consolidou todas as autorizações regulatórias necessárias, incluindo concessões da ANTT, licença ambiental e Declaração de Utilidade Pública, que viabiliza desapropriações e obras especiais. O projeto também foi enquadrado no Reidi, garantindo incentivos fiscais para infraestrutura.
O traçado seguirá paralelo às rodovias MS-377 e MS-240, passando apenas por áreas rurais. Estão previstas passagens superiores e inferiores para garantir segurança e acesso às propriedades, além da construção de uma ponte de 270 metros sobre o córrego São Mateus. A implantação envolve 40 propriedades, com negociações conduzidas de forma consensual com os proprietários.
Como parte das compensações ambientais, a Arauco firmou um Termo de Compromisso com o Imasul, prevendo investimentos de R$ 4,3 milhões ao longo de 24 meses em ações de conservação. Segundo a empresa, o ramal reduzirá em até 7 mil viagens de caminhões por mês e diminuirá em 94% as emissões em comparação ao transporte rodoviário.
O Projeto Sucuriú terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano e deve entrar em operação no final de 2027. Durante as obras, serão criadas mais de 14 mil vagas de trabalho, e, após o início das operações, cerca de 6 mil pessoas serão empregadas nas áreas industrial, florestal e logística.


