Busca Ativa Escolar em MS impulsiona permanência e zera abandono em Escolas Estaduais
Com visitas domiciliares, monitoramento da frequência e apoio às famílias, escolas estaduais de MS alcançam índices próximos de zero e ampliam o acesso à educação de qualidade.

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O Programa de Busca Ativa Escolar na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul tem gerado resultados expressivos, reduzindo o abandono escolar e permitindo que diversas escolas atinjam índices próximos ou iguais a zero. O sucesso se baseia em ações integradas como visitas domiciliares, monitoramento diário de frequência e apoio direto às famílias.
O Modelo de Acolhimento e Acompanhamento
Na Escola Estadual Célia Maria Naglis, em Campo Grande, o diretor-adjunto Ambrósio Lazzari afirmou que a unidade alcançou índice zero de abandono escolar através de estratégias de acompanhamento e acolhimento contínuos.
“Desde o início do ano, trabalhamos para conscientizar toda a equipe de que o estudante é o nosso maior patrimônio. E esse patrimônio só tem valor quando o aluno está presente,” disse.
A escola mantém um controle rigoroso de frequência. Se a ausência persiste sem justificativa e o contato telefônico falha, a equipe se desloca até a residência.
“Essa busca ativa constante, feita com responsabilidade e sensibilidade, garante que muitos alunos retornem rapidamente. E quando identificamos mudanças de endereço ou outras situações, orientamos a família para que o estudante seja matriculado em uma escola próxima. É esse cuidado diário que mantém nossos índices praticamente zerados,” afirmou o diretor.
O trabalho é complementado pelo SBAE-MS (Sistema de Busca Ativa Escolar), desenvolvido em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). O sistema identifica alunos com frequência irregular para promover acolhimento e reintegração com o envolvimento da escola, Conselho Tutelar e comunidade.
O Impacto do Cuidado Individualizado
Na Escola Estadual Lino Villachá, o diretor Olívio Mangolin descreveu a dedicação pessoal na Busca Ativa. Ele relata ligar para o aluno após dois ou três dias de falta e, se necessário, ir de carro pessoalmente à residência, esgotando todos os recursos antes de acionar o Conselho Tutelar ou aplicar a transferência ex officio.
O resultado desse esforço foi a reintegração da estudante Josiane Cardoso Calvis, de 17 anos. Ela havia parado de ir à escola por problemas familiares e distância, mas retornou após a insistência do diretor.
“Se não fosse essa insistência, eu teria parado de estudar. Hoje estou recuperando minhas notas e sei que a escola é essencial para o meu futuro,” disse a aluna.
A coordenadora de Psicologia e Serviço Social Educacional da SED, Paola Lopes, reforça que o acompanhamento deve ser “humanizado e articulado,” e que a atualização cadastral (telefones e endereços corretos) é fundamental para a precisão e rapidez da ação.
Visão do Governo do Estado
O Secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destacou a redução significativa no percentual de abandono em toda a Rede Estadual.
“A implementação do Sistema de Busca Ativa Escolar, junto às nossas políticas integradas, tem sido decisiva para reduzir o abandono escolar em Mato Grosso do Sul. […] Isso demonstra que o compromisso da Secretaria com a permanência e o sucesso dos estudantes está gerando resultados concretos para o futuro da Educação no nosso Estado.”
O Governador Eduardo Riedel complementou que o investimento na Educação visa não apenas reduzir o abandono, mas também preparar os jovens para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul.
Imagem: Divulgação


