PMA resgata anta ferida às margens da ferrovia em Inocência, mas animal não resiste aos ferimentos

A equipe do 2º Pelotão da 4ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Cassilândia-MS realizou, nesta terça-feira (18), uma operação de resgate de uma anta (Tapirus terrestris) encontrada gravemente ferida ao lado da Ferrovia Rumel, no km 187+489, próximo à Fazenda União, no município de Inocência.
O chamado foi feito por volta das 11h pelo médico veterinário da empresa Rumel Malha Norte S/A, Marcelo N. Rondon (CRMV-MS 4787), após localizar o animal caído às margens da linha férrea nas coordenadas 19°15’41.37″S / 52°05’44.34″O.
Para a captura e remoção da anta, a equipe da PMA contou com o apoio de um trator cedido pela Fazenda União, por intermédio do funcionário Carlos da Silva, além de equipamentos de contenção adequados ao manejo seguro da espécie.
Após o resgate, o animal foi encaminhado para atendimento veterinário e entregue aos cuidados de Sílvia Garcia de Souza, responsável pela área de soltura do CETAS/IBAMA de Goiás, regulamentada pelo Processo nº 02010.100868/2017-71. A escolha do local levou em consideração a proximidade e a estrutura especializada, garantindo mais agilidade e eficiência no atendimento.
Mesmo recebendo cuidados imediatamente após o resgate, a anta apresentava ferimentos graves. Após avaliação da equipe veterinária do IBAMA, foi necessária a eutanásia, devido à gravidade das lesões e ausência de possibilidade de recuperação.
A operação contou com o emprego de dois policiais — ST PM Evaldo e 2º Sgt PM De Lima — e uma viatura GM S-10 (REZ7C58). Foram registrados três fotos e dois vídeos da ação.



