
A Prefeitura Municipal de Figueirão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou no dia 25 de junho de 2026 a 6ª Conferência Municipal de Saúde, importante espaço de participação popular e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento reuniu trabalhadores da saúde, usuários, gestores, conselheiros e representantes da comunidade, que, divididos em quatro grupos de trabalho, debateram e elaboraram propostas para o aprimoramento das políticas públicas de saúde.
Ao final da Conferência, foram aprovadas 25 propostas para o Município de Figueirão, 15 para o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e 15 para o Governo Federal.
Também foram eleitos os delegados que representarão Figueirão na 11ª Conferência Estadual de Saúde, respeitando a composição legal de 50% de usuários, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores.
Delegados eleitos:
Usuários: Olegna Andrea da Silva (Titular), Lucas Parreira Barbosa (Suplente), Valdirene Alves (Titular) e Marajaine Ferreira de Souza (Suplente).
Trabalhadores: Raisa dos Santos Trefzger de Mello Jara (Titular) e Neurilene Ferreira dos Santos (Suplente).
Gestores: Fabrícia Daniela Fagundes (Titular) e Luana Rodrigues Carvalho (Suplente).
A Conferência reafirma o compromisso de Figueirão com uma gestão participativa e o fortalecimento do SUS, garantindo que as demandas da população sejam levadas às etapas estadual e nacional para a construção de políticas públicas de saúde cada vez mais eficientes e inclusivas.
Assecom



