CassilândiaDestaquesGeral

Novos conselheiros do CMAS tomam posse para a gestão 2026-2028

Solenidade definiu a nova mesa diretora; representantes governamentais e da sociedade civil atuarão na fiscalização e deliberação das políticas do SUAS.

MsEspecial

No último dia 23 de janeiro, tomou posse a nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O grupo terá o desafio de monitorar e deliberar sobre a aplicação das políticas socioassistenciais no município pelos próximos dois anos. A cerimônia, realizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, oficializou os nomes designados pelo Decreto nº 5.028/2026.

As secretárias Renata Machado (Titular) e Lizéia Vogler (Adjunta) reforçaram que o conselho é a “espinha dorsal” do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sendo o espaço onde a comunidade ajuda a fiscalizar e planejar os serviços oferecidos à população.

Mesa Diretora Eleita

Logo após a posse, foi realizada a eleição interna para a mesa diretora que comandará os trabalhos no primeiro ano de mandato (2026-2027):

  • Presidente: Gisela Aparecida de Quadros Pereira Boni (Representante não-governamental / Trabalhadores do Setor).

  • Vice-Presidente: Vânia Jucélia Grudka (Representante governamental / Secretaria de Assistência Social).

O Papel do Conselheiro

O CMAS é um órgão deliberativo e paritário, o que significa que possui o mesmo número de representantes da prefeitura e da sociedade civil (entidades, trabalhadores e usuários). Entre suas principais funções estão:

  • Fiscalizar o uso dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social.

  • Deliberar sobre as metas e programas de atendimento a famílias e indivíduos em vulnerabilidade.

  • Garantir que os direitos socioassistenciais sejam cumpridos com transparência.

Compromisso com a Gestão

A nova presidente, Gisela Boni, destacou que o foco desta gestão será o diálogo constante e o aprimoramento dos benefícios ofertados. “Nossa meta é uma gestão participativa que fortaleça o SUAS, assegurando que o auxílio chegue de forma justa a quem mais precisa”, afirmou durante a cerimônia.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo