Última chance: Prazo para garantir 15% de desconto no IPVA 2026 termina hoje em MS
Calendário foi antecipado neste ano; contribuintes que perderem a data de hoje (5) poderão parcelar em até cinco vezes, mas sem o abatimento.

MsEspecial
Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul devem ficar atentos ao calendário. Termina nesta segunda-feira (5) o prazo para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2026 com o desconto de 15% na cota única.
Ao todo, cerca de 870 mil veículos estão sujeitos à cobrança no Estado. A data exige atenção redobrada, pois, diferentemente de anos anteriores quando o vencimento ocorria no final de janeiro, em 2026 o prazo para o benefício foi antecipado para o início do mês.
Como pagar
Os boletos foram enviados pelos Correios em dezembro, mas quem não recebeu ou prefere a via digital pode emitir a guia diretamente no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), pelo endereço www.sefaz.ms.gov.br.
Opção de Parcelamento
Para quem não conseguir aproveitar o desconto à vista, o Estado oferece a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes. No entanto, é necessário observar os valores mínimos de prestação: R$ 30,00 para motocicletas e R$ 55,00 para os demais veículos.
Confira o calendário de vencimento das parcelas:
-
1ª parcela: 30 de janeiro de 2026;
-
2ª parcela: 27 de fevereiro de 2026;
-
3ª parcela: 31 de março de 2026;
-
4ª parcela: 30 de abril de 2026;
-
5ª parcela: 29 de maio de 2026.
Consequências do Atraso
O não pagamento ou o atraso nas parcelas gera cobrança de juros de mora e multa. Além do prejuízo financeiro, o veículo fica em situação irregular: não pode ser licenciado, transferido ou ter a propriedade alterada até a quitação do débito.
Isenções e Benefícios
A legislação estadual prevê regras específicas que podem aliviar o bolso de alguns contribuintes:
-
Isenção Total: Veículos movidos a GNV (Gás Natural Veicular), máquinas agrícolas, táxis, ambulâncias, veículos antigos e casos de furto ou roubo.
-
Descontos Especiais: Pessoas com Deficiência (PcD) têm direito a 60% de desconto.
-
Frotistas: Empresas com 30 ou mais veículos possuem redução de alíquota.
-
Categorias: Veículos de carga, utilitários e transporte coletivo possuem alíquotas diferenciadas.
Vale lembrar que o parcelamento e o desconto de 15% não se aplicam à primeira tributação de veículos zero quilômetro, que seguem regras próprias de recolhimento.
Imagem: Divulgação



