Com alerta amarelo do Inmet para MS, chuva deixa centro de Água Clara alagado
Imagens foram registradas na tarde desta sexta-feira (26)

Idaicy Solano
Chuva intensa registrada em Água Clara, município distante 190 quilômetros de Campo Grande, deixou as ruas do centro da cidade inundadas na tarde desta sexta-feira (26). Conforme dados do Climatempo, a previsão indica presença de muitas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite ao longo do dia.
As imagens registradas pelos moradores mostram diversas ruas tomadas pela água, dificultando a passagem de carros e pedestres. De acordo com relatos, a chuva durou alguns minutos, mas o suficiente para transformar as ruas em ‘rios’.
Para este sábado (27), a previsão indica que o município deve continuar com o clima fechado, porém com baixa probabilidade de chuva.
Alerta amarelo
O Alerta Amarelo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), coloca 43 municípios de Mato Grosso do Sul sob aviso de perigo potencial para tempestade. O alerta tem início às 00h de sábado (27), e vai até às 23h59 do mesmo dia.
O aviso prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Previsão do tempo em MS
A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), para sábado (27), indica calor, umidade do ar elevada e possibilidade de pancadas de chuva. A temperatura pode atingir 38°C a 40°C, principalmente nas regiões norte e nordeste de Mato Grosso do Sul. Pela manhã, o dia deve começar com sol e variação de nebulosidade. A partir do período da tarde e ao longo da noite, aumentam as chances de ocorrem pancadas de chuva, favorecidas pelo clima quente no decorrer do dia e pela umidade alta.
Em pontos isolados do estado, podem ocorrer chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os ventos sopram predominantemente do quadrante norte, favorecendo o transporte de ar
quente e úmido, o que intensifica a sensação de abafamento. As velocidades variam entre 30 e 50 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais superiores a 50 km/h.
Em Campo Grande, há previsão de mínimas entre 23°C e 25°C e máximas entre 32°C 34°C.As regiões sul, cone-sul e grande dourados podem registrar mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre
31°C e 35°C. Já para as regiões pantaneira e sudoeste estão previstas mínimas entre 24°C 25°C e máximas entre 32°C 37°C. As regiões bolsão, norte e leste registram mínimas entre 23°C e 24°C e máximas entre 35°C e 39°C.

Podem ocorrer tempestades
Já no domingo (28) e segunda (29), a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), indica que os dias serão parcialmente nublados, com possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, ocasionados devido ao transporte intenso de calor e umidade e baixa pressão atmosférica.
Além disso, o avanço de uma frente fria oceânica favorece a formação de instabilidades em Mato Grosso do Sul. Na segunda-feira (29), pode haver acumulados de chuva mais significativos, podendo ultrapassar os 40 mm em 24 horas. Os ventos sopram predominantemente do quadrante norte, com valores entre 30 km/h e 50 km/h, com possibilidade de rajadas pontuais superiores a 50 km/h.
Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 24°C e 26°C e máximas entre 33°C e 35°C. Nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 36°C. As regiões Pantaneira e Sudoeste registram mínimas entre 25°C e 27°C e máximas entre 35°C e 38°C. Por fim, nas regiões Bolsão, Norte e Leste, as mínimas serão entre 23°C e 26°C e máximas entre 32°C e 37°C.
Como se proteger
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
(Foto: Ribas Ordinário)
midiamax



