DestaquesEducaçãoGeralMato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul conquista 1º lugar no Brasil com 100% das escolas estaduais integradas à CIPA Escolar

Estado é o único da federação a universalizar a Comissão de Prevenção de Acidentes e Violência nas escolas; alunos do interior e da capital também foram premiados em concurso nacional.

MsEspecial

Mato Grosso do Sul é referência nacional em segurança escolar. A Rede Estadual de Ensino (REE) conquistou o primeiro lugar na campanha da CIPA Escolar, tornando-se o único estado do país a atingir 100% de cobertura. Todas as 345 escolas estaduais possuem a comissão implementada e em funcionamento.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação (SED), envolve estudantes e servidores na prevenção de acidentes, doenças e violências no ambiente escolar. O reconhecimento coloca o estado como líder no critério para gestões com mais de 300 unidades escolares.

Reconhecimento Nacional Para o secretário de Educação, Hélio Daher, o prêmio demonstra que a política pública de segurança foi abraçada pela comunidade.

“Esse desempenho mostra que a política foi efetivamente incorporada, gerando resultados pedagógicos, criativos e transformadores”, afirmou o secretário.

O projeto está alinhado a iniciativas nacionais do Ministério Público do Trabalho e da OIT, além de cumprir metas da Agenda 2030 da ONU.

Alunos Premiados Além da gestão exemplar, o talento dos estudantes sul-mato-grossenses brilhou no Concurso Cultural de Redação e Vídeo. O estado subiu ao pódio com produções sobre efeitos climáticos e resíduos sólidos:

  • Rio Brilhante: Dyeniffer Vitória (EE Fernando Corrêa da Costa) – 2º lugar em Redação.

  • Glória de Dourados: Giovana Xavier (EE Profª Vânia de Medeiros Lopes) – 3º lugar em Redação.

  • Campo Grande: EE Maestro Frederico Liebermann – 2º lugar em Vídeo.

  • Corumbá: EE Maria Helena Albaneze – 3º lugar em Vídeo.

Segundo o Coronel Marcello Fraiha, coordenador de Gerenciamento de Crises da SED, os resultados consolidam uma cultura permanente de prevenção e paz nas escolas do estado.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo