Domingo será de chuva e alerta para tempestade em Mato Grosso do Sul
Chuvas podem ser intensas, com ventos fortes e granizo, principalmente no leste do Estado
Por Gabi Cenciarelli
O domingo (14) começou com chuva em Campo Grande. Logo nas primeiras horas da manhã, a precipitação atingiu a região central da Capital, confirmando a previsão de tempo instável para Mato Grosso do Sul ao longo do dia.
Temporal derruba 31 árvores e prefeitura promove força-tarefa para retirada
Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) deve ter sol com variação de nebulosidade, mas com aumento das nuvens e possibilidade de chuvas a qualquer momento. Em pontos isolados, as pancadas podem ser intensas e acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Esse cenário é provocado pelo intenso transporte de calor e umidade, aliado à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e à passagem de cavados, que favorecem a formação de instabilidades. A previsão aponta acumulados significativos de chuva, que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas, principalmente na metade leste de Mato Grosso do Sul.
Em relação às temperaturas, no sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 20°C e 22°C, com máximas de 29°C a 33°C. Nas regiões Pantaneira e sudoeste, os termômetros marcam entre 23°C e 26°C pela manhã, podendo chegar a 37°C à tarde. No Bolsão, norte e leste do Estado, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas de até 33°C.
Em Campo Grande, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 29°C e 31°C. Os ventos atuam do quadrante norte, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 60 km/h e, em alguns casos, chegando a 80 km/h.
A tendência para os próximos dias segue com volumes elevados de chuva. Modelos meteorológicos indicam acumulados acima de 150 milímetros entre os dias 11 e 27 de dezembro, com maior destaque para as regiões sul, sudeste, norte, nordeste e leste de Mato Grosso do Sul.
campograndenews



