Robótica nas aulas de matemática chega à zona rural de Chapadão do Sul
Projeto da Secretaria de Educação e Cultura leva material de robótica à Escola Municipal Aroeira, promovendo a montagem de um veículo inteligente e aplicando conceitos de lógica e programação.

MsEspecial
Chapadão do Sul, MS – O Projeto de Robótica Educacional, integrado às aulas de Matemática, foi expandido para a zona rural de Chapadão do Sul, chegando à Escola Municipal Aroeira. Sob a orientação do professor Flávio, alunos dos 8º e 9º anos deram início às atividades com a montagem prática de um veículo inteligente, unindo conceitos matemáticos e tecnológicos.
O material de robótica foi adquirido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e está sendo disponibilizado para as escolas do campo. A iniciativa visa fortalecer o aprendizado e despertar o interesse dos alunos por ciência, tecnologia e inovação, ampliando uma política já adotada nas unidades da zona urbana para garantir acesso equitativo aos recursos educacionais.
Habilidades para o Futuro
A aplicação da robótica na área rural é vista como uma importante oportunidade para as famílias da região, pois incentiva o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, como:
- Lógica e Programação
- Resolução de Problemas
- Trabalho em Equipe
O secretário de Educação e Cultura, Gustavo Maluf, destacou o impacto social da medida:
“Levar tecnologia às escolas da área rural é investir na igualdade de oportunidades e na formação de cidadãos preparados para a transformação.”
O coordenador de Cultura, professor Marcos André, e o diretor de Cultura, Leonardo Freitas, apontaram que o projeto também colabora com o fortalecimento da cultura digital e da inovação em Chapadão do Sul.
Imagem: Divulgação


