Foco na inclusão: formação continuada aprimora práticas pedagógicas de professores e gestores em Cassilândia
Encontro realizado em 8 de novembro discutiu estratégias para manejo de transtornos como TEA e TDAH, comportamento agressivo de alunos e a importância do planejamento eficaz.

MsEspecial
Cassilândia, MS – A Rede Municipal de Ensino de Cassilândia realizou, no último dia 8 de novembro, um importante evento de formação continuada voltado a professores e gestores. A iniciativa teve como principal objetivo promover reflexões e estratégias práticas para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas escolas, reforçando o compromisso com uma educação de qualidade e, sobretudo, inclusiva.
Durante o encontro, os participantes se aprofundaram em temas cruciais para o ambiente escolar moderno, focando em desafios comportamentais e de aprendizagem:
- Comportamento e Linguagem: Discutiu-se como conduzir o comportamento agressivo e o uso de linguagem não adequada por parte dos alunos.
- Inclusão: Foram abordadas práticas pedagógicas, intervenções e manuseio do TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), visando o acolhimento e o acompanhamento eficaz desses estudantes.
Outro ponto de destaque foi a temática sobre “A aprendizagem foi alcançada com o planejamento”, que incentivou a reflexão sobre a necessidade de um planejamento pedagógico intencional e eficaz como ferramenta essencial para garantir a consolidação das aprendizagens.
A formação buscou fortalecer as práticas docentes e promover a melhoria contínua dos resultados, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com o desenvolvimento integral dos alunos e a valorização dos profissionais da área.
Imagem: Divulgação


