Walter Carneiro Júnior assume Casa Civil para ampliar articulação política de Riedel

MsEspecial
O advogado e primeiro suplente de deputado federal, Walter Carneiro Júnior (PP), assumiu o comando da Casa Civil do Governo de Mato Grosso do Sul. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (27), em substituição a Eduardo Rocha (MDB), que se desincompatibilizou para focar na pré-campanha de 2026.
Popularmente conhecido como “Waltinho”, ele deixa o cargo de adjunto para se tornar o principal responsável pela articulação política do governo com a Assembleia Legislativa, prefeituras e partidos da base aliada.
Projeto Político para 2026
Ao aceitar o convite, Walter Carneiro Júnior destacou que a decisão foi um gesto político, no qual abriu mão de um projeto pessoal em favor do grupo liderado pelo governador Eduardo Riedel (PP).
“Eu abri mão de um projeto pessoal, da minha candidatura a deputado federal, que já se mostrou viável e representativo na eleição passada, para atender a um pedido do governador e ajudar a construir um projeto de sua reeleição e de eleição do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) para o Senado”, afirmou.
Consolidação da Gestão
Além da articulação, Waltinho ressaltou o compromisso em consolidar o modelo de gestão iniciado por Reinaldo Azambuja e ampliado por Eduardo Riedel. Ele citou a transformação econômica do Estado, com mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados atraídos e a construção de grandes plantas industriais.
“É um projeto de Estado, que precisa ser consolidado”, completou, enfatizando que o modelo de gestão tem diversificado a matriz econômica e gerado oportunidades.
Perfil de Gestor e Articulador
Natural de Dourados, Walter Carneiro Júnior, 49 anos, tem formação em Direito e Publicidade, com capacitação em Governança Corporativa pela FDC. Em sua trajetória, foi secretário de Fazenda de Dourados e destacou-se como diretor-presidente da Sanesul, elevando a estatal a uma das cinco companhias de saneamento mais rentáveis do Brasil.
Filho do ex-deputado estadual Walter Benedito Carneiro, criador da UEMS, o novo secretário é visto como um articulador com bom trânsito entre diferentes correntes partidárias, fortalecendo a estabilidade política da gestão Riedel.
Imagem: Divulgação



