CassilândiaDestaques

Prefeitura de Cassilândia e autoridades unem forças contra onda de furtos

O Prefeito de CassilândiaRodrigo de Freitas, liderou uma reunião de emergência na manhã desta terça-feira, 14 de outubro de 2025, para discutir ações de enfrentamento à recente onda de furtos em residências e comércios que tem preocupado a população.

O encontro, realizado no Paço Municipal, reuniu autoridades, forças policiais, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho de Segurança e entidades civis para alinhar medidas conjuntas.

Pontos Chave e Problemas Estruturais

A discussão revelou que a maioria dos crimes é praticada por poucos indivíduos reincidentes. Diversas autoridades apontaram para problemas estruturais:

  • Sensação de Impunidade: O prefeito destacou que a rápida soltura dos autores de crimes de pequeno potencial ofensivo gera sensação de impunidade.
  • Déficit de Efetivo: O Comandante da PM, Marcelo, alertou para o déficit de efetivo, com previsão de aposentadoria de 32% do quadro nos próximos anos.
  • Superlotação: O Defensor Público, Dr. Paulo, mencionou a superlotação do presídio (cerca de 220 detentos) e o limite de 90 dias para internações compulsórias.
  • Reincidência: A Promotora de Justiça, Dra. Mayara, pediu melhor comunicação entre as instituições sobre casos de reincidência e rompimento de tornozeleira eletrônica.

Contribuição da Sociedade Civil

Entidades locais se comprometeram a auxiliar financeiramente as ações de segurança:

  • O presidente da ACEC, José Donizete, anunciou uma contribuição de até R$ 10 mil para reforçar a segurança nos meses de final de ano (novembro, dezembro e janeiro).
  • O presidente do Sindicato Rural verificará a possibilidade de apoio financeiro.

Encaminhamentos Definidos

A reunião resultou nas seguintes ações concretas:

  1. A Prefeitura continuará apoiando o Conselho Municipal de Segurança.
  2. ACEC e o Sindicato Rural contribuirão financeiramente nas ações.
  3. Será implementada uma melhoria na comunicação entre Polícia, MP e Judiciário.
  4. Um ofício será enviado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública solicitando reforço de efetivo policial e relatando a situação de segurança em Cassilândia.

O prefeito Rodrigo de Freitas concluiu que essa “união de esforços” é fundamental para a obtenção de resultados concretos.

Imagem: Divulgação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo