
As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 chegaram ao fim nesta terça-feira, com todos os classificados confirmados e a repescagem definida. Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai já tinham assegurado suas vagas para o Mundial, enquanto a Bolívia garantiu a sétima posição e a chance de disputar o torneio playoff, despachando a Venezuela.
O Brasil encerrou sua participação com derrota para a Bolívia por 1 a 0, em El Alto, a mais de 4 mil metros de altitude. O gol de pênalti de Miguelito, aos 49 minutos do primeiro tempo, marcou a primeira derrota da Seleção sob comando de Carlo Ancelotti. Os bolivianos, assim, ficaram com a vaga que dá acesso à repescagem.
A Argentina também sofreu revés na rodada, perdendo para o Equador por 1 a 0, com gol de Enner Valencia, de pênalti. Otamendí foi expulso, enquanto Moisés Caicedo recebeu cartão vermelho para o Equador no segundo tempo. Mesmo com a derrota, a Albiceleste terminou na liderança da competição, com 38 pontos. O Equador finalizou em segundo, com 28 pontos.
A Colômbia goleou a Venezuela por 6 a 3, com quatro gols de Luis Suárez, garantindo a terceira posição, enquanto a Venezuela ficou em oitavo, fora da repescagem.
O Uruguai, empatando em 0 a 0 com o Chile, confirmou a quarta posição e a classificação direta, e o Paraguai venceu o Peru por 1 a 0, encerrando sua campanha na sexta posição. O Chile e o Peru terminaram sem vagas, ocupando a lanterna e a nona posição, respectivamente.
(Foto: Daniel Miranda/AFP)
(Gazeta Esportiva)