Demutran e Associação Bike Team realizam aula prática de ciclismo para estudantes de Chapadão do Sul

A Prefeitura de Chapadão do Sul. Através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com a Associação de Ciclistas de Chapadão do Sul (CBT – Chapadão Bike Team), representada por Altair Trentini e associados, promoveu uma enriquecedora aula prática de ciclismo para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A atividade teve como objetivo ensinar, de forma lúdica e segura, como pedalar corretamente na via pública, reforçando a importância da segurança e do respeito às normas de trânsito, tanto em locais com ciclovias e ciclofaixas quanto em vias sem essa estrutura. Também foi destacada a importância de realizar o Sinal da Vida ao atravessar na faixa de pedestres.
Durante a prática, as crianças e adolescentes aprenderam que a bicicleta é como um “carro pequeno” e que, ao se aproximar de uma faixa de pedestres, a atitude correta é descer da bicicleta, segurar no guidão e atravessar andando, junto com os pedestres. Essa simples ação evita acidentes e assegura a prioridade de quem está a pé.
A ação reforçou que pedalar é sinônimo de liberdade, saúde e diversão, mas também exige responsabilidade. No trânsito, cada gesto conta para proteger a própria vida e a vida de todos ao redor.
Com a mensagem “Desacelere. “Seu bem maior é a vida”, o Demutran e a Associação Bike Team evidenciaram que educar hoje é garantir um futuro mais seguro para todos.
A coordenadora de Educação para o Trânsito, Profª. Mestra Fabiana Souza expressou profundo agradecimento ao Sr. Altair Trentini e ao Sr. Ivanildo Soares, pelo profissionalismo, dedicação e preciosas orientações transmitidas aos alunos.
“Nosso reconhecimento vai além da realização das atividades. Vocês, com conhecimento técnico, paciência e entusiasmo, contribuíram não apenas para a aprendizagem sobre ciclismo seguro, mas também para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito. É com parcerias assim que transformamos a educação para o trânsito em uma verdadeira lição de vida”, destacou a coordenadora.