
O prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos destacou a importância da capacitação para melhorar os atendimentos e garantir a segurança das mulheres em situações de urgência obstétrica.
A capacitação abordou temas cruciais, como pré-natal de risco habitual, hipertensão e hemorragia pós-parto, capacitando 17 profissionais em Urgências Obstétricas e na parte teórica de LARCS. Além disso, 10 médicos participaram da etapa teórico-prática sobre os métodos contraceptivos.
Como resultado direto dessa ação, 49 mulheres foram beneficiadas com métodos contraceptivos, incluindo 21 implantes subdérmicos, 11 DIUs de cobre e 17 DIUs hormonais, refletindo o sucesso da iniciativa em promover saúde reprodutiva no município.
Essa ação é parte de um projeto maior firmado entre as instituições, que visa não apenas a qualificação profissional, mas também a ampliação do acesso a serviços de saúde de qualidade para a população.
O secretário de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, reforçou o compromisso da gestão municipal em investir na formação contínua dos profissionais da saúde, para que possam oferecer um atendimento ainda mais qualificado e humanizado à população.
A capacitação em Urgências Obstétricas e LARCS representa um passo importante para a saúde pública em Costa Rica, evidenciando a necessidade de ações integradas e eficazes na promoção da saúde da mulher e no fortalecimento do sistema de saúde local.