Chapadão do SulDestaques

FESTA Julina marcou o final de semana na Fachasul / Anhanguera / Ceprosul em Chapadão do Sul

chapadensenews

Profissionais  da Fachasul / Anhanguera e Ceprosul participam de animada Festa Julina no campus da entidade na última sexta-feira, em Chapadão do Sul. A fogueira deu uma amenizada na temperatura  cuja noite marcava cerca de 12º e sensação térmica de 10º. O evento também foi marcado pelo aniversário de Sandra Mendonça Paulino, uma das mantenedoras da Fachasul ao lado do esposo, Professor Wilton Paulino.

Além da formação da tradicional e animada quadrilha os presentes tiveram acesso a cachorros-quentes, caldos de costela e de feijão, refrigerantes e música ao vivo. A festa contou com as presenças de muitas crianças filhos e  netos dos colaboradores da faculdade que teve a pedra fundamental sentada há 22 anos que já formou e colocou no mercado de trabalho mais de 6,5 mil profissionais

A festa julina é uma celebração popular brasileira, derivada da festa junina, que ocorre tradicionalmente em junho, mas é estendida para julho em algumas regiões e eventos. Ela se caracteriza por comidas típicas, danças como quadrilha, músicas, brincadeiras e decoração com bandeirinhas e fogueiras, homenageando os santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Apesar de ser chamada informalmente de “festa julina”, o termo correto, de acordo com a norma culta, é “festa junina”, pois a celebração principal ocorre em junho.

Origem e Tradições:

Origem:

As festas juninas têm raízes em celebrações europeias pré-cristãs do solstício de verão, que foram adaptadas e incorporadas ao calendário cristão com a homenagem aos santos.

Chegada ao Brasil:

Foram trazidas ao Brasil pelos portugueses durante a colonização e se mesclaram com elementos da cultura indígena e africana, como o milho, que é um dos principais ingredientes das comidas típicas.

Comidas:

Dentre as comidas mais tradicionais, destacam-se o milho cozido, a canjica, a pamonha, o bolo de fubá, o pé de moleque e o quentão.

Decoração:

As bandeirinhas coloridas e a fogueira são elementos marcantes da decoração, além de trajes típicos como vestidos de chita e roupas de caipira.

Música:

A música predominante é o forró, com suas melodias e ritmos contagiantes, que embalam as danças e festividades.

Brincadeiras:

As brincadeiras tradicionais incluem a quadrilha, a pescaria, a corrida do saco, o pau de sebo e a boca de palhaço.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo