Idoso de 76 anos cai em golpe de estelionato ao acreditar estar falando com gerente bancário

Um idoso de 76 anos foi vítima de um golpe de estelionato após receber uma ligação pelo aplicativo WhatsApp, na noite da última terça-feira (15), por volta das 18h34, em Alcinópolis. O golpista usava a foto de perfil do suposto gerente do banco Bradesco da cidade, o que confundiu a vítima e deu credibilidade à abordagem criminosa.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia Civil de Alcinópolis, o idoso relatou que o contato foi feito de um número com prefixo 66. A imagem do perfil era a mesma do gerente da agência local. A mensagem dizia: “O senhor reconhece essa compra?”
Preocupado, o idoso acreditou estar falando com um representante legítimo do banco e passou a seguir as instruções fornecidas pelo autor da fraude. Durante o golpe, foi induzido a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 1.000,00 para um número com prefixo 11 vinculada ao Banco Inter.
A vítima contou ainda que tem dificuldade em manusear aplicativos de celular e, frequentemente, conta com a ajuda dos filhos para realizar operações bancárias. Ele afirmou que procurará a agência do Bradesco para tomar as providências cabíveis, como troca de senhas e mudança de conta, a fim de evitar novos prejuízos.
O caso agora será investigado pela Polícia Civil. A orientação é para que a população redobre os cuidados com contatos recebidos por aplicativos de mensagens, especialmente quando envolvem dados bancários ou solicitações financeiras.
Em casos suspeitos, a recomendação é entrar em contato diretamente com a agência bancária, por meios oficiais, antes de tomar qualquer decisão.
Fonte: Mikaela Loni