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Suzano avalia novos mercados após tarifa dos EUA sobre celulose brasileira

Diretor da companhia afirma que consumidores norte-americanos devem absorver o impacto e que, por ora, não houve cancelamentos de pedidos

Portal Celulose

A Suzano, maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo, deve buscar novos mercados para seus produtos diante das tarifas adicionais anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A informação foi dada na terça-feira, 15, por Guilherme Miranda, o diretor-geral para as Américas da Suzano, durante evento virtual promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

Segundo o executivo, o Brasil é responsável por cerca de 83% da celulose importada anualmente pelo país norte-americano. Ele afirmou que a empresa ainda não viu impactos no curto prazo da tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a partir de 1º de agosto, sem desistências ou cancelamentos de pedidos.

Miranda destacou que o cenário ideal seria a manutenção das relações comerciais estabelecidas ao longo dos anos com a América do Norte, observando que o consumidor da região deverá absorver o custo adicional gerado pelas tarifas.

Foto: Divulgação/Guilherme Miranda

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