Projeto bilionário promete transformar rodovias estaduais de MS ainda em 2025

O Governo de Mato Grosso do Sul se prepara para lançar, até o fim de 2025, um ambicioso programa de reestruturação rodoviária. Com investimentos estimados em R$ 1,4 bilhão, o Rodar MS promete revitalizar cerca de 800 quilômetros em trechos de 17 rodovias estaduais, passando por 15 municípios sul-mato-grossenses, com o objetivo de modernizar a malha viária, aumentar a segurança e impulsionar a logística regional.
O pacote de obras será possível graças a uma operação de crédito junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que já recebeu aval da Assembleia Legislativa e aprovação da diretoria do banco. No momento, o projeto aguarda análise da garantia da União, etapa necessária para posterior envio ao Senado Federal e formalização do contrato.
Segundo o Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), responsável por conduzir os estudos e estruturação do programa, a expectativa é que essa etapa seja concluída ainda neste ano, possibilitando o início da segunda fase do projeto: a contratação das empresas que executarão as obras.
Modelo moderno e duradouro
Diferente dos contratos tradicionais, o Rodar MS aposta em modelos inovadores de gestão de pavimento, com contratos baseados em desempenho. Serão duas modalidades principais:
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Crema DBM (Design, Build, Maintain): com duração de até 10 anos, essa modalidade integra projeto, execução e manutenção, com pagamentos condicionados ao cumprimento de metas técnicas e de qualidade;
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Crema PPP (Parceria Público-Privada): com contratos mais longos, de até 30 anos, focando em resultados sustentáveis e eficiência na manutenção das rodovias.
Na primeira modalidade, serão atendidas 15 rodovias, totalizando 590 km, nas regiões de Naviraí e Nova Andradina. Já na PPP, os recursos serão aplicados em 210 km nas rodovias MS-377 e MS-240.
Municípios beneficiados
As obras previstas vão passar por importantes corredores logísticos e beneficiar diretamente os seguintes municípios:
Jateí, Naviraí, Iguatemi, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Nova Andradina, Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Taquarussu, Água Clara, Três Lagoas, Inocência e Paranaíba.
Entre os trechos contemplados estão rodovias como: MS-141, MS-145, MS-290, MS-475, MS-488, MS-134, MS-274, MS-276, MS-395, MS-473, MS-476, MS-480, MS-377 e MS-240.
Sustentabilidade e segurança viária
Além da melhoria da infraestrutura física, o Rodar MS também prevê ações voltadas à segurança viária, resiliência climática, e redução de emissões de carbono, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável. O projeto também contempla melhorias no acesso aos serviços essenciais, como o transporte escolar, especialmente em trechos críticos que dificultam o deslocamento de estudantes.
“A proposta do programa é mudar o paradigma da administração pública, substituindo contratos fragmentados por uma metodologia preventiva e integrada de gestão das rodovias”, destacou o governo do Estado em nota oficial.
Outras concessões em andamento
O Rodar MS não é o único grande projeto rodoviário no radar do Estado. Recentemente, foram leiloadas outras duas concessões: a Rota da Celulose, que está temporariamente suspensa por disputa entre concorrentes, e a repactuação da BR-163, que garantiu mais 29 anos de gestão para a empresa Motiva MSVia (antiga CCR), com obras já iniciadas.
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