CidadesDestaquesGeralPolítica

Dia S reforça união entre Assomasul e Governo de MS pela regionalização da saúde

por 

A regionalização da saúde pública foi tema central do Dia S – Prefeitos pela Saúde, evento realizado nesta terça-feira (16) na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). A agenda, construída em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), reuniu gestores municipais para discutir propostas de reestruturação da rede hospitalar e o fortalecimento do atendimento em todas as regiões do Estado.

Durante a reunião técnica, foram apresentados os principais pontos do Plano Diretor de Regionalização, os avanços no financiamento da rede pública, e o novo modelo que prevê a descentralização da média e alta complexidade, com serviços mais próximos da população e melhoria na produtividade dos hospitais.

O presidente da Assomasul, Thalles Tomazelli, destacou o papel dos prefeitos e prefeitas nesse processo de transformação:

“Falar de regionalização é falar de acesso, qualidade e eficiência. A Assomasul acredita no diálogo como ferramenta de transformação, e esse encontro é um marco importante para que a saúde pública atenda melhor quem mais precisa, lá na ponta.”

À frente da Assomasul, o presidente Thalles Tomazelli ressaltou a urgência da regionalização como política pública que considera a realidade dos municípios. Ele lembrou que é nos territórios locais que os desafios da saúde se materializam e que é preciso pensar em soluções que cheguem até quem mais precisa/ Foto: Edson Ribeiro

O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, afirmou que o principal valor da parceria com a Assomasul é promover o diálogo coletivo, reunindo municípios de todos os portes e regiões para discutir a saúde como uma responsabilidade compartilhada.

“O recurso é finito, os custos são infinitos. Se não pensarmos soluções conjuntas, não conseguiremos oferecer tudo aquilo que cada prefeito deseja entregar à sua população. O momento é de união, de olhar para o Estado como um todo, independentemente do porte ou da localização dos municípios”, defendeu.

O auditório da Assomasul ficou lotado durante o Dia S – Prefeitos pela Saúde. Comandada pelo secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a reunião reforçou o compromisso dos municípios com a regionalização e a melhoria da gestão da saúde pública em MS/ Foto: Edson Ribeiro

O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), que representou o governador Eduardo Riedel na reunião, enfatizou a importância estratégica do momento vivido pela saúde pública em Mato Grosso do Sul. Ele apontou que a regionalização não é apenas uma reorganização da rede, mas sim uma política de longo prazo que busca melhorar a eficiência do SUS e garantir atendimento de qualidade em todas as regiões do estado.

“O governo vem reestruturando a rede hospitalar do Estado, estabelecendo critérios claros para unidades de pequeno, médio e grande porte, e implantando mecanismos como a Central Única de Regulação de Urgência e Emergência. Todo esse movimento busca assegurar que o Sistema Único de Saúde (SUS), considerado único no mundo pela sua abrangência, funcione com mais qualidade, principalmente para hospitais que apresentam maior produtividade”, afirmou.

Durante o evento, o vice-governador Barbosinha destacou o compromisso do Governo do Estado com uma saúde pública mais próxima da população/ Foto: Edson Ribeiro

Participaram da agenda cerca representantes dos municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários(as) municipais de saúde. Também estiveram presentes a presidente do COSEMS/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Josiane de Oliveira Silva Corrêa, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, e a secretária-adjunta da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Ana Nardes, reafirmando o alinhamento entre Governo do Estado e os municípios na construção de políticas públicas de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo